Internacionais About UNESCO UNESCO Media ServicesProgrammesDocumentary ResourcesUNESCO Worldwide

  Escolas Associadas da UNESCO - Coordenação Nacional - Brasil
  Home contato e-mail

 

O que é o PEA
Para associar-se
Projetos e Parcerias
Escolas Associadas
Projetos das Escolas Associadas  
Logotipos das Escolas Associadas
Recursos on-line
logotipos
Modelo de Relatório
 
Rede Pea no mundo
Africa | Estados Árabes | Asia e Pacífico | Europa e América do Norte | América Latina e Caribe

 

 


O XX Encontro Nacional acontecerá nos dias
8, 9 e 10 de outubro de 2014, e terá muitos atrativos.



 


O evento contou com a presença de representantes de vinte um municípios gauchos.

Um sucesso!


 

Temas para 2014

Conheça os temas trabalhados pelo PEA em 2014

Anos internacionais não são mais referencia obrigatória para escolas

 

Como sempre acontece, o ano letivo começa e as escolas definem os temas para os projetos ligados à participação no Programa das Escolas Associadas da UNESCO. O ano de 2014 traz uma grande novidade nessa área: em vez de olhar para os anos internacionais definidos, a recomendação expressa da coordenação internacional do PEA é que as escolas desenvolvam projetos em torno dos temas centrais do planejamento estratégico da rede, que são:

·         Aprendizagem intercultural: ou seja, propostas que estimulem o reconhecimento de outras culturas e coloquem os nossos alunos frente aos desafios da globalização.

·         Paz e Direitos Humanos: uma das finalidades centrais que marcam o PEA desde sua criação, tema da cultura da paz e da defesa dos direitos humanos não deve ser esquecido pelas escolas.

·         Educação para o Desenvolvimento Sustentável: esta é a grande questão do planeta, que passa por todas as áreas do conhecimento e coloca em xeque os valores da civilização.

·         Prioridades das Nações Unidas: ou seja, projetos que mostrem aos alunos, professores e à comunidade o conjunto de temas que justificam a existência das Nações Unidas e expliquem o funcionamento da ONU e da UNESCO.

 

Essa é uma conquista importante para as escolas da rede PEA. Basta ver o que aconteceria em 2014, quando o tema do Ano Internacional é a Cristalografia. Embora importante, é um tema distante da realidade dos alunos, das escolas e dos problemas vividos pela humanidade.

Com o novo planejamento estratégico, o PEA deseja que as escolas trabalhem sobre o coração da existência da UNESCO, que poderia ser resumido na formação de crianças e jovens capazes de exercer uma Cidadania Global.

Sendo assim, bom trabalho para todos! O PEA mudou para melhor e precisamos mudar com o PEA!

 

 








Vote pelas mudanças que podem fazer o seu mundo melhor
As Nações Unidas e seus parceiros querem ouvir VOCÊ!
MEU Mundo é uma pequisa global que quer sua ajuda na escolha das prioridades para um mundo melhor. Os resultados serão compartilhados com líderes mundiais na definição da próxima agenda de desenvolvimento global. Conte-nos sobre o mundo que você quer.

Levante sua voz!


   


















O Programa
Jovem Mestre em Desenvolvimento Sustentável (YMP) oferece uma experiência única de aprendizagem através de uma rede global de educação baseada na web.
www.goymp.org







PEA brasileiro está representado em documentário internacional da UNESCO

O Programa das Escolas Associadas do Brasil acaba de receber um reconhecimento internacional: fazemos parte do filme Education for Human Rights, documentário produzido pela UNESCO e agora distribuído para todo o mundo.

O filme de 12 minutos reúne as opiniões de jovens de países diversos como Canadá, França, Argélia, Coreia, Burkina Faso, entre outros, sempre ligadas a diferentes aspectos da convivência humana.

Pelas características da produção (com prazo extremamente curto) e pela estrutura, o PEA-Brasil foi representado pelo Colégio Magno.

A participação no documentário deve ser motivo de grande orgulho para as Escolas do PEA, pois mostra que nosso trabalho vem sendo reconhecido em âmbito global. Agora, com o filme, nossa presença será ainda mais ampliada. Seguimos em frente! Parabéns a todos.

 








PESQUISA
O impacto de se tornar uma escola associada da UNESCO (PEA) no Brasil
 

 

 


Sites

Unesco
Unesco Brasil
PEA Internacional
OREALC - Chile
ONU
FAO
Calendário
 
Publicações
Year of Planet Earth
Agência Brasil
Declaração Universal dos Direitos Humanos

Publicação:
Kit água quente para todos

Revista PEA-Unesco