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			A Espanha, um dos países líderes em temas de 
			educação patrimonial reconhecidos pela UNESCO, tem uma experiência 
			de mais de 10 anos na realização de Fóruns sobre Patrimônio Jovem. 
			Esses Fóruns têm revelado uma grande repercussão e sucesso como 
			consequência de sua excelente qualidade. No Brasil nunca foi 
			realizado um Fórum com essas características. Organizar, pela 
			primeira vez, um Fórum sobre Patrimônio Jovem Espanha Brasil supõe 
			iniciar um projeto internacional que transmitirá aos jovens a 
			importância de conservar e promover os bens culturais e artísticos. 
			 Local do evento A 
			sede oficial do Fórum será o Colégio hispano-brasileiro Miguel de 
			Cervantes de São Paulo, entidade de caráter privado sem fins 
			lucrativos e adscrito à Embaixada da Espanha no Brasil.
  
			O Colégio tem como principal objetivo 
			difundir a língua e a cultura espanholas e oferecer uma educação de 
			qualidade a partir de um projeto educativo que integra o currículo 
			brasileiro e o espanhol. Na atualidade, o Colégio tem 1500 alunos 
			matriculados. 
			 As atividades previstas para o sábado 16 
			de novembro serão realizadas no Museu Afro Brasil de São Paulo, pois 
			a iniciativa conta com a colaboração dessa prestimosa instituição. 
			 Participantes O 
			Plano de ação para o patrimônio mundial na América Latina e no 
			Caribe (2014-2024) estabelece que se devem “desenvolver atividades 
			de sensibilização e divulgação dirigidas a grupos específicos, 
			particularmente a jovens, articulando-as com as redes educativas da 
			UNESCO existentes (rede PEA, Patrimônio Mundial em Mãos dos 
			Jovens...”).
  Para o I Fórum Hispano-brasileiro de Patrimônio 
			Jovem serão convidados alunos/as, na faixa etária de 12 a 15 anos, 
			das escolas associadas à Rede PEA UNESCO do Brasil. Está prevista a 
			participação de 90 alunos/as de escolas públicas e privadas da rede 
			PEA-UNESCO de Brasil e 40 professores acompanhantes.
  
			Tema do Fórum O tema principal deste Fórum será: 
			Patrimônio Cultural Imaterial e identidade. A partir desse 
			tema, serão trabalhados diferentes subtemas, entre os quais 
			destacam-se os seguintes: 
			 - Diversidade linguística: 
			A ONU proclamou 2019 como o Ano Internacional das Línguas Indígenas. 
			A variedade linguística é um componente essencial do patrimônio 
			imaterial da humanidade. No Brasil, 190 línguas correm o risco de 
			desaparecer, por isso, a abordagem desse tema no Fórum constitui uma 
			oportunidade de grande relevância. - Aprendizagem 
			intercultural e valorização da diversidade cultural e do patrimônio: 
			A compreensão do Patrimônio Cultural Imaterial de diferentes 
			comunidades contribui para o diálogo entre as culturas e promove o 
			respeito por outros modos de vida. - Conservação e 
			divulgação do patrimônio: O patrimônio é um dos temas chave 
			propostas pela Rede PEA UNESCO do Brasil para o ano 2019 e a 
			conservação do patrimônio do Brasil é um assunto que deve ser 
			abordado e trabalhado, com urgência, desde diferentes âmbitos. 
			- Desenvolvimento e estilos de vida sustentáveis: 
			Tema transversal que deve estar presente durante toda a realização 
			do Fórum. 
			 Objetivos - 
			Sensibilizar os jovens sobre a importância do patrimônio e de sua 
			participação na conservação preventiva e difusão. - Promover, por 
			meio do conhecimento do patrimônio, o respeito, a admiração, a 
			tolerância e a solidariedade entre as culturas. - Impulsionar o 
			conhecimento e o respeito pelo patrimônio diversificado, a cultura e 
			a contribuição de afrodescendentes para o desenvolvimento das 
			sociedades. - Compreender o patrimônio como um instrumento de 
			integração social e motor do desenvolvimento. - Empoderar jovens 
			para serem atores de transformação, motivando sua participação, 
			iniciativa e capacidade de atuação. - Conscientizar os jovens 
			sobre o sentido e o valor do patrimônio cultural e natural como 
			fator de identidade. 
			  
			Programa Serão 
			desenvolvidas diferentes atividades: - Conferências, tertúlias e 
			debates sobre Patrimônio Cultural Imaterial, Década internacional 
			de afrodescendentes, línguas indígenas e conservação e valorização 
			do patrimônio. - Oficinas sobre comidas reconhecidas como 
			Patrimônio Cultural Imaterial da Espanha e Brasil, capoeira, arte 
			africana. - Visita ao Museu Afro Brasil. - Espetáculos de arte 
			e música. 
			 Difusão do evento O 
			Fórum será amplamente divulgado pelas instituições organizadoras: as 
			escolas da rede PEA-UNESCO do Brasil, o Escritório de Educação da 
			Embaixada de Espanha em Brasil e o Colégio Miguel de Cervantes. 
			As instituições colaboradoras também participarão amplamente na 
			difusão: OEI Brasil (Organização dos Estados Ibero-americanos); 
			UNESCO-Brasil; Ministério de Cultura da Espanha; Museu Afro-Brasil; 
			e IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). 
			Os meios de divulgação serão em papel e digitais. O logo dos 
			colaboradores e patrocinadores aparecerá em destaque nas diversas 
			peças de divulgação. 
			  
			  
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