Internacionais About UNESCO UNESCO Media ServicesProgrammesDocumentary ResourcesUNESCO Worldwide
  Home contato e-mail
O que é o PEA
Para associar-se
Projetos e Parcerias
Escolas Associadas de São Paulo
Projetos das Escolas Associadas
Recursos on-line
logotipos
Modelo de Relatório
 
Rede Pea no mundo
Africa | Estados Árabes | Asia e Pacífico | Europa e América do Norte | América Latina e Caribe

 


  O que é o PEA

O Programa de Escolas Associadas é quase tão antigo como a própria Unesco. Foi criado para estender os objetivos dessa organização mundial, no pós-guerra, ao campo da Educação. É um braço fundamental nesse trabalho, pois a Unesco parte de um conceito simples: a guerra nasce na mente dos homens, e é lá que deve ser combatida.
O PEA está presente em 130 países.


O Brasil é um dos países signatários da criação do PEA, mas só voltou a participar mais intensamente a partir de 1997, com a formação da Coordenação Nacional, com sede no Rio de Janeiro. Em 2007 Myriam Tricate, foi empossada oficialmente Coordenadora Nacional do Programa.


O objetivo fundamental do PEA é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela idéia da cultura da paz. Por isso, o Programa consiste, basicamente, no estímulo a projetos ligados a um tema central, que é o Ano Internacional proposto pela Unesco, ou simplesmente dirigidos à ampliação da consciência de cidadania.


Não há investimentos de qualquer ordem, seja pela Unesco, seja pelas escolas associadas.
Toda escola associada recebe um certificado internacional de escola membro e tem o direito de utilizar a logomarca do PEA e do Ano Internacional em vigor. Pode receber também materiais eventual ou periodicamente produzidos pela Unesco e participar de concursos internacionais lançados com freqüência pela Unesco e outras instituições a ela ligadas. Por diversas vezes, alunos brasileiros foram convidados a viagens internacionais, em função dessas atividades.


O principal benefício, porém, é participar de uma comunidade que trabalha pelo mesmo objetivo, troca informações, compartilha projetos e ideais. Isso catalisa os esforços e repercute positivamente nas escolas, que podem ampliar o trabalho pela cultura da paz, em todas as suas formas.
 


 

Sites importantes

Unesco
Unesco Brasil
OREALC - Chile
ONU