Internacionais About UNESCO UNESCO Media ServicesProgrammesDocumentary ResourcesUNESCO Worldwide
    Home contato e-mail                    
O que é o PEA
Para associar-se
Projetos e Parcerias
Escolas Associadas
Projetos das Escolas Associadas
Recursos on-line
logotipos
Modelo de Relatório
 
Rede Pea no mundo
Africa | Estados Árabes | Asia e Pacífico | Europa e América do Norte | América Latina e Caribe

 


  Projetos e Parcerias

O PEA-SP vem procurando estabelecer parcerias com instituições ligadas à educação para a cidadania, de forma a ampliar a repercussão de seus projetos e intensificar as ações.

Faça Parte
Desde 2001, o PEA-SP é parceiro dessa organização não-governamental de estímulo ao trabalho voluntário nas escolas. Essa parceria possibilita um melhor acesso das escolas aos objetivos e conteúdos do programa.
Por diversas vezes, por exemplo, as equipes do Faça Parte participaram dos encontros preparatórios realizados pela coordenação regional do PEA, convidando as escolas associadas a se tornarem “embaixadoras” do Instituto.
Para saber mais sobre o Faça Parte, acesse www.facaparte.org.br.


Concursos Internacionais
Uma das possibilidades mais interessantes abertas pela Unesco é a participação em concursos internacionais, o que ocorre com bastante freqüência. Os alunos sentem-se motivados e abertos ao trabalho formativo.
Ao contrário do que muitos pensam, não é raro que alunos brasileiros sejam premiados, mesmo porque a Unesco estabelece diversas categorias de premiação. Recentemente, por exemplo, alunos de escolas do PEA-SP foram à França, com passagens oferecidas pela Unesco, para receber prêmios em concurso promovido pelo Centre Louis François, ligado à instituição.



Mondiálogo
O Mondiálogo é uma iniciativa da Unesco destinada a promover o diálogo entre as culturas dos diversos povos. Alunos de 15 a 18 anos devem elaborar projetos que tenham como objetivo final estimular o conhecimento e a valorização de outras realidades culturais.
O detalhe interessante desse projeto é que cada escola deverá formar uma equipe comum com um centro educativo de outro continente. Juntos, os membros dessa equipe especificarão o tema do projeto, no qual ambas as escolas trabalharão individualmente. Os resultados aos quais chegarem as duas escolas, porém, serão analisados conjuntamente pela equipe julgadora.
Cada equipe pode, por exemplo, promover um jogo, pintar quadros, escrever uma peça, um poema, um jornal, um conto ou outra obra de caráter artístico. No entanto, para que possam ser avaliados pelo júri, deverão apresentar documentação e registros do processo, juntamente com o produto final. Cabe ressaltar que o projeto deve estar escrito em inglês ou francês.
O prêmio dos alunos será a participação no Simpósio Internacional do Mondiálogo, que acontecerá na Espanha, em setembro. Para o evento, serão convidados dois embaixadores das 25 equipes que mais se destacaram, juntamente com um professor ou supervisor do projeto.  Clique aqui para fazer um download da tradução do folder de divulgação do projeto ou acesse www.mondialogo.org.



 


  

Sites importantes

Unesco
Unesco Brasil
PEA Internacional
OREALC - Chile
ONU
FAO
Calendário