Internacionais | About
UNESCO ![]() |
UNESCO
Media Services![]() ![]() ![]() |
|
Escolas Associadas da UNESCO - Coordenação Nacional - Brasil |
|
![]() |
![]()
|
![]() |
![]() No Dia Mundial da Água, escolas de todo o Brasil somam esforços para conscientizar milhares de alunos, professores e pais
No Ceará afetado pela seca, crianças doam
milhares de litros de água para a Cruz Vermelha. Em Botucatu, em São
Paulo, todos vão à represa estudar o assoreamento. No Rio, um desfile com
roupas de banho. Em Manaus, cria-se o Estatuto da Água. Em São Paulo, a
comunidade de uma escola acompanha pela internet todas as atividades
simbólicas que visam provocar a reflexão sobre esse bem finito e ameaçado...
e assim, por todo o Brasil, dezenas de escolas, milhares de alunos,
professores e famílias somam esforços para sensibilizar crianças, jovens e
adultos para o tema da água. Todas integram o PEA - Programa das Escolas
Associadas da UNESCO no Brasil.
Presente em 180 países, o PEA é quase tão antigo quanto a própria Unesco.
Ele foi criado para estender os objetivos dessa organização mundial ao campo
da Educação escolar. O seu objetivo é estabelecer uma rede internacional de
escolas que trabalhem por uma cultura de paz e outros problemas
contemporâneos, como a sustentabilidade, a multiculturalidade, a preservação
do patrimônio. No Brasil, são 200 escolas públicas e particulares muito
representativas, como o Pedro II e o Anísio Teixeira, no Rio de Janeiro;
Magno, Escola da Vila, Augusto Laranja, Rio Branco, em São Paulo, entre
muitas outras.
Entre os projetos desenvolvidos pelas escolas do PEA, neste ano, estão as
relacionadas ao Ano Internacional de Cooperação pela Água,
celebrado em 2013. “É uma ocasião muito promissora e rica para
desenvolvermos uma atividade conjunta e, principalmente, de tornarmos essa
ação conhecida pela sociedade”, observa Myriam Tricate, que é Coordenadora
Nacional do Programa de Escolas Associadas da Unesco no Brasil (PEA-Unesco)
e Diretora Geral do Colégio Magno/Mágico de Oz.
De norte a sul do Brasil, uma verdadeira
“Parada Nacional pela Água” está programada nas Escolas Associadas da
Unesco. Acompanhe algumas ações previstas para o dia 22 de março:
·
No Colégio Magno/Mágico de Oz, ao
encher um grande aquário, a turma da Educação Infantil irá constatar que se
todos contribuírem com um pouco, é possível preservar muito. Na programação
do Ensino Fundamental I, o trabalho com ritmo, flauta e canto será embalado
por “Águas de Março” de Tom Jobim. O Ensino Fundamental II, por sua vez,
fará uma viagem no tempo para acompanhar o discurso da canadense
Severn Cullis-Suzuki na Eco 92, quando emocionou
delegações de chefes de Estado. O tema será amplamente explorado no
Ensino Médio – por exemplo, na interpretação de contas de água nas aulas de
Matemática e na discussão sobre os impactos da construção da Usina de
Belmonte. No Colégio Magister estão programadas
ações educativas pela água e uma reflexão entre pais, alunos e professores.
O trabalho incluirá experimentações, exposições, palestras, fórum de debates
e seminários na língua inglesa. Já no Colégio CERMAC, os hábitos
favoráveis à preservação da água ganham espaço na contação de histórias. As
atividades ainda incluem experiências sobre densidade da água, fusão e
solidificação. Para dar mais significado ao conhecimento, as crianças
participarão de um jogo de trilha com perguntas relacionadas à preservação
da água. Uma dinâmica sobre hidratação e a confecção de um boneco de garrafa
PET, com a responsabilidade de mantê-lo sempre hidratado, estão programadas.
Para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, serão promovidos debates,
palestras e aulas especiais para aguçar a reflexão. A
Prima Escola Montessori de São Paulo
aposta na confecção de pôsteres interativos para conscientizar a comunidade
escolar. No
Colégio Saint Germain,
de Guarulhos (SP), os alunos acompanharão a palestra de Evandro Razzoto,
autor do livro Eco Sustentabilidade.
A turma também distribuirá folders para conscientizar a comunidade sobre a
importância do tema. Na Escola do Meio Ambiente, em Botucatu
(SP), o projeto “De Caneca em Caneca” tem um objetivo nobre: provar que é
possível salvar a água por meio da cooperação. Em diferentes horários do
dia, representantes da comunidade escolar irão até a margem da represa do
Ribeirão Lavapés encher suas canecas com o sedimento e trazê-las para a
escola. A atitude visa direcionar o olhar para o assoreamento causado por
atividades sem planejamento. Também em Botucatu, a Escola Waldorf Aitiara
promoverá apresentações de música e de poesia sobre a temática. No Colégio do Carmo, em Santos (SP), os
alunos desenvolverão slogans, poemas, charges e histórias em quadrinhos. O
tema ainda será trabalhado por meio de música, vídeo e nos laboratórios de
ciências e de informática. Já a Escola Municipal de Ensino Professora
Alcina Dantas Feijão, de São Caetano do Sul, preparou um vídeo com o hit
harlem shake para reforçar a importância da união na preservação da
água. A escola também programou o lançamento de uma gincana com ações que
visam a cooperação pela água. Também na região do ABC Paulista, o
Instituto de Ensino Barão de Mauá colocará em prática o projeto Eco
Barão, cujo tema é “Água: sabendo usar, não vai faltar”. A comemoração terá
campanha de conscientização, dança, dramatização, poemas e até grito de
guerra. Na Escola Materna, presente em São
Bernardo do Campo e em Santo André (SP), estão programadas estações de
aprendizado, roda de conversa e contação de histórias. O Lar Anália Franco irá promover a
entrega de folders na comunidade e a apresentação da esquete teatral Homem
Água. Em Ribeirão Preto, a Escola Sathya Sai
irá trabalhar o tema na aula de ciências e em uma exposição de cartazes. No Colégio Albert Einstein, o tema
ganhará visibilidade no teatro com varetas, no canto e na leitura do livreto
Diga não ao desperdício. Jogos interativos sobre a água, roda de
conversa, debates e um concurso de redação fazem parte das comemorações no
Colégio Jardim França. No Colégio Albert Sabin, o destaque fica
por conta do projeto Atuando no presente, pensando no futuro, que
promoverá ações no pátio da escola, no facebook e em sala de aula. O Colégio Integral Itatiba fará
exercícios para identificar o uso da água no dia a dia e incentivar a
mudança de hábito.
· Em São Luís, na Escola Upaon-Açu, a data
será marcada pela construção de painéis sobre cuidados com a água; um alerta
sobre a poluição das praias locais; e momento coletivo de sensibilização ao
som de “Terra, planeta água” de Guilherme Arantes. Os adolescentes terão o
desafio de participar de um projeto sobre a água que culminará na “Mostra
Geotecnológica”, programada para o segundo semestre.
·
Em João Pessoa, o Colégio Motiva
promoverá a sensibilização por meio de imagens, canto, produção de cartazes
e vídeo.
· Temas como desenvolvimento sustentável e
preservação ambiental já fazem parte do cotidiano da Escola Estadual de
Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, de Acaraú. Mas, o
dia 22 de março terá uma programação especial com a palestra: “Juventude
como Protagonista na Preservação da Água”; distribuição de panfletos em
comunidades carentes e entrega de cestas básicas. Na Organização
Educacional Farias Brito, entre outras ações, as crianças doarão
milhares de litros de água para a Cruz Vermelha, no combate à seca no
sertão.
· Na Escola Nilton Lins, de Manaus, a
parceria entre professores e alunos da disciplina Educação Ambiental
resultará na criação do Estatuto da Água. Também serão realizadas visitas
aos igarapés e riachos degradados.
·
No Mopi, o projeto “Água na Vida”
mergulha fundo na história sobre o Dia Mundial da Água para abordar o
derretimento de geleiras, a água no organismo humano, desperdício e reuso. Os pequenos da Curiosa Idade Educação
Infantil participarão da Estação das Águas, que coloca o elemento como
inspiração para atividades de música, artes plásticas, ciência, corpo e
letras. Na Creche-Escola Crianças & Cia, o
subprojeto “Água Nossa de Cada Dia” pretende provocar mudanças que evoluam
para a cooperação e o reconhecimento do acesso à água como direito
fundamental à vida. O evento envolverá contação de histórias, exibição de
filmes, peças de teatro e a distribuição de panfletos com dicas para
economizar água. Roda de conversa, vídeo, música e atividades
fazem parte da celebração na Creche Escola Sonho Encantado. O Colégio A. Liessin Scholem
Aleichem programou atividades artísticas com o uso de
sucata, passeata interna para relatar a importância da água, desfile
ecológico de roupas de banho e sarau literário com poemas sobre a água. A apresentação de um jornal falado, debate,
oficinas, filme e a mostra Literarte deverão embalar a data no Colégio de
Aplicação Dom Hélder Câmara. Na Aldeia Montessori, o projeto “A água
é para todos” terá conversa informal e aula de desenho seguida por
exposição de trabalhos. O Ensino Fundamental I será responsável pela criação
de um folheto sobre o uso consciente do recurso. Na Escola Parque, a sensibilização
ocorrerá por meio de palestras. A confecção de uma cartilha sobre o uso
adequado da água, pesquisas, poesia e o vídeo “A carta da terra” serão os
destaques da Escola Municipal Tenente Valmor Lynch Valença. Na Amanhecendo Escola para Bebês e Crianças,
a data será celebrada com experiências que envolvem a água.
·
Na Escola Classe 39 de Taguatinga, o
destaque ficará por conta do concurso para a criação do projeto de lei
Pensando nas Águas no Distrito Federal.
·
O Centro de Educação Cidadãos do Futuro
planeja manifestação pública com alunos de 2 a 5 anos e seus familiares. A
passeata será acompanhada por um carro de som que tocará músicas cuja
temática é a água, como “Planeta Azul” de Chitãozinho e Xororó. No Colégio Padre Eustáquio, de Belo
Horizonte, a data será celebrada no dia 23 de março. O sábado na escola será
embalado por atividades que mesclam artes e ciência, como oficina de
destilação da água e outros experimentos; apresentação de palestras, filmes
e documentários; criação de banners; caça ao tesouro; e exibições de
música e peças de teatro. Em Ouro Preto, a Escola Estadual Dom Velloso
fará uma blitz educativa para distribuir panfletos e imãs de geladeira com
mensagens sobre o uso consciente da água. O Colégio Magnum Cidade Nova irá
preparar um mural com frases sobre a água, fórum de discussão e a dinâmica
Compartilhando a Água.
|