Internacionais About UNESCO UNESCO Media ServicesProgrammesDocumentary ResourcesUNESCO Worldwide
  Home contato e-mail                    
O que é o PEA
Para associar-se
Projetos e Parcerias
Escolas Associadas
Projetos das Escolas Associadas
Recursos on-line
logotipos
Modelo de Relatório
 
Rede Pea no mundo
Africa | Estados Árabes | Asia e Pacífico | Europa e América do Norte | América Latina e Caribe

 


  Arquivos:


Modelo de Relatório das Atividades do Ano Escolar (doc)

Modelo de Relatório de Pré-projetos (doc)


Os pré-projetos e relatórios do Ano Interacional devem ser enviados respectivamente em 31 de março e 30 de novembro para o e-mail da coordenação nacional (mvt@colegiomagno.com.br) com cópia para a coordenação regional, sempre em dois idiomas.
 

Conheça os temas da UNESCO para 2017

 O Programa das Escolas Associadas traz propostas envolventes, mobilizadoras e com grande potencial transformador para nossas instituições.

 

Tomando-se em conta o calendário da UNESCO, há dois marcos importantes. O primeiro é o do Ano Internacional do Turismo Sustentável. Essa é uma proposta que pode ser bem aproveitada em todas as saídas pedagógicas que normalmente as escolas realizam, entre outras possibilidades.  A partir desse prisma, é possível uma abordagem rica sobre sustentabilidade, que é um dos temas estratégicos atuais do PEA.

 

É importante lembrar, também, que a UNESCO dedica períodos mais longos para temas especialmente relevantes. É o caso da Década Internacional dos Afrodescendentes, que teve início em 2015 e se estenderá até 2024. O Brasil é um dos países com maior contingente de afrodescendentes do planeta, o que torna oportuno e necessário trabalharmos sobre essa perspectiva. Até porque, em âmbito global, a UNESCO vem conferindo grande centralidade aos projetos que apoiam o desenvolvimento da África.

 

Apenas esses dois temas já podem inspirar belos projetos, mas haverá ainda uma novidade, que será mais detalhada no início de 2017. Será um projeto global – na categoria que o PEA denomina de “projetos Flag” – relacionado às mudanças climáticas. Esse novo projeto internacional vai provocar uma grande mobilização global e deverá ser um dos nossos principais focos no Brasil.

 

É importante saber que nosso país foi um dos 12 escolhidos para desenvolver boas práticas no campo da educação para o enfrentamento das mudanças climáticas, e participou de uma reunião em Dakar, no final de novembro. Em breve, também divulgaremos para toda a rede mais detalhes sobre esse projeto, em uma edição especial de nossa Revista.

 

Portanto, comecem a se preparar. É fundamental que as escolas associadas desenvolvam projetos efetivamente transformadores, que envolvam a comunidade, sejam interdisciplinares e mobilizadores. Para isso, é importante que haja uma concepção mais vertical e integrada, que não se pulverize em pequenas ações entre as turmas e séries.

 

Assim, ao final do próximo ano, temos certeza de que daremos novamente um belo exemplo ao PEA de todo o mundo.  É por esse grande envolvimento que o trabalho que realizamos vem se destacando e, principalmente, vem ajudando a tornar nossos projetos educativos melhores e mais adequados para o mundo do século XXI.





Myriam Tricate
Coordenadora Nacional PEA Unesco